Entrevista com Rita Maria Nunes, Country Manager da TAB Portugal
Franchizone - Fale-nos um pouco do conceito da TAB, das suas áreas de atuação e como se distingue no mercado.
Rita Maria Nunes - A The Alternative Board (TAB) é uma organização internacional, criada em 1993, que está presente em mais de 20 países no mundo. A nossa missão passa por ajudar empresários nos cinco continentes, incluindo obviamente, Portugal. E como o fazemos? Juntamos CEOs, empresários e líderes de equipas que prestam um conjunto de serviços de consultoria estratégica, bem como a formação de conselhos consultivos, para outros empresários. Partilhamos o nosso expertise e know-how que é proveniente de uma variedade de setores não conflituantes entre si. A nível mundial, já apoiamos mais de 25 mil empresários a melhorarem os seus negócios e as suas vidas.
O que significa isto na prática? Os membros da TAB têm acesso a um grupo cuidadosamente selecionado entre seis a oito gestores que são provenientes de uma variedade de setores, garantindo, como já referi, que não há qualquer conflito de interesses. Nestas sessões mensais dos TAB Board, os gestores recebem conselhos práticos e uma perspetiva objetiva que não podem obter, por exemplo, da parte dos seus colaboradores, familiares ou amigos. Ao partilhar responsabilidade e feedback informado, ganham impulso pessoal e profissional para atingir os seus objetivos.
Além das sessões em grupo, têm ainda sessões individuais com um Certified Facilitator TAB experiente. Neste contexto, fornecemos a orientação personalizada necessária para auxiliar o empresário a fazer escolhas, a tomar decisões difíceis e aprimorar competências enquanto líder. Também atuamos na área da estratégia empresarial, fornecendo acesso a ferramentas comprovadas de planeamento estratégico de negócios focados em formar a visão para um negócio de sucesso.
A par de tudo isto, somos um franchising internacional o que nos permite proporcionar conexões à escala global, através da nossa plataforma de networking internacional, o TAB Connect - exclusiva para membros TAB - onde os gestores têm a oportunidade de se conectarem a centenas de líderes de PME com diferentes backgrounds por todo o mundo.
F - Como e quando surgiu a ideia de trazer a TAB para Portugal?
RMN - Ao longo da minha carreira enquanto empreendedora e gestora, tive a oportunidade de liderar, entre Lisboa e São Paulo, no Brasil, vários projetos empresariais em distintos setores como o turismo, viagens e eventos, passando pelo imobiliário, franchising e consultoria. Quando conheci a TAB, de imediato considerei que a sua metodologia era muito interessante, diferenciadora e eficaz. Não existia conceito igual nem semelhante em Portugal e fez-me todo o sentido trazer a marca o nosso país. Algo que se veio a concretizar, de modo efetivo, em 2022, com o arrancar da operação em Portugal.
Foi um surpreendente, intenso e desafiante processo de seleção para o qual, tenho de confessar, não tinha noção. Até então, em qualquer outro modelo de franchising com que tinha trabalhado, o importante era ter capacidade financeira. Para a TAB isso era o menos relevante. Tive de passar pelas várias etapas e provas de competência e, em 2021, fui então escolhida para liderar o mercado português. Hoje, não tenho a mais pequena dúvida que este método é a base do sucesso da marca. Nenhuma rede de franchising consegue ter um desenvolvimento sustentável sem bases muito sólidas e na TAB, já são 34 anos de história com muitos capítulos - e sobretudo empresários - felizes em contribuírem para o sucesso, o seu, o dos seus pares e o de todos.
F - A TAB está a expandir a sua marca em franchising. Qual é o perfil de franchisado que procuram?
RMN - Procuramos pessoas com pensamento, ação e compreensão empreendedora e que tenham experiência comprovada e consolidada em gestão. Em paralelo que tenham bem desenvolvidos soft skills como capacidade de inspirar pessoas, de comunicar e de gerar empatia. Homens e mulheres que tenham genuíno prazer em lidar com pessoas e forte paixão em ajudar os outros a terem sucesso.
F - Quais são os principais apoios concedidos aos franchisados?
RMN - Desde a formação inicial, passando pelo suporte ao arranque do negócio inclusive com campanha de mass marketing local os nossos franchisados contam ainda com o apoio direto da sua master, no caso o meu apoio direto, semanalmente durante o arranque do negócio, acesso a um peer board de franchisados nacionais e internacionais, se assim o pretenderem, e muitas, mesmo muitas oportunidades de formação contínua, além de, obviamente, todo o suporte administrativo e operacional ao negócio.
F - Qual o valor de investimento inicial da marca, direito de entrada, royalties e taxa de publicidade?
RMN - Mais do que o valor do investimento, cujas condições são apresentadas de modo personalizado, os nossos franchisados, os TAB Business Owners, há algo intangível mas de extrema importância que eles podem usufruir: flexibilidade e independência notáveis. Ao fazerem parte de uma rede mundial de empresários de alta performance, têm ainda acesso a metodologias e a formações que não encontram em nenhuma outra organização e que vão além do que é o coaching e que superam aquilo que é uma mera consultoria financeira. Além disso, têm o total controlo da sua agenda, um rendimento recorrente e garantido, sem esquecer a possibilidade de poderem ajudar outros a alcançar os seus objetivos.
F - Quais as áreas geográficas prioritárias para expansão em Portugal?
RMN - Neste momento, consideramos como prioritárias para a expansão da TAB em Portugal a Área Metropolitana no Porto, a região do Vale do Sousa e Tâmega e o distrito de Viseu.
Quer saber mais informações sobre o modelo de expansão desta marca? Consulte a página da TAB Portugal!