Entrevista com Rita Maria Nunes, Country Manager da TAB Portugal

Franchizone - Fale-nos um pouco do conceito da TAB, das suas áreas de atuação e como se distingue no mercado. 

Rita Maria Nunes - A The Alternative Board (TAB) é uma organização internacional, criada em 1993, que está presente em mais de 20 países no mundo. A nossa missão passa por ajudar empresários nos cinco continentes, incluindo obviamente, Portugal. E como o fazemos? Juntamos CEO’s, empresários e líderes de equipas que prestam um conjunto de serviços de consultoria estratégica, bem como a formação de conselhos consultivos, para outros empresários. Partilhamos o nosso expertise e know-how que é proveniente de uma variedade de setores não conflituantes entre si. A nível mundial, já apoiamos mais de 25 mil empresários a melhorarem os seus negócios e as suas vidas.

O que significa isto na prática? Os membros da TAB têm acesso a um grupo cuidadosamente selecionado – entre seis a oito gestores – que são provenientes de uma variedade de setores, garantindo, como já referi, que não há qualquer conflito de interesses. Nestas sessões mensais dos TAB Board, os gestores recebem conselhos práticos e uma perspetiva objetiva que não podem obter, por exemplo, da parte dos seus colaboradores, familiares ou amigos. Ao partilhar responsabilidade e feedback informado, ganham impulso pessoal e profissional para atingir os seus objetivos.

Além das sessões em grupo, têm ainda sessões individuais com um Certified Facilitator TAB experiente. Neste contexto, fornecemos a orientação personalizada necessária para auxiliar o empresário a fazer escolhas, a tomar decisões difíceis e aprimorar competências enquanto líder. Também atuamos na área da estratégia empresarial, fornecendo acesso a ferramentas comprovadas de planeamento estratégico de negócios focados em formar a visão para um negócio de sucesso.

A par de tudo isto, somos um franchising internacional o que nos permite proporcionar conexões à escala global, através da nossa plataforma de networking internacional, o TAB Connect - exclusiva para membros TAB - onde os gestores têm a oportunidade de se conectarem a centenas de líderes de PME com diferentes backgrounds por todo o mundo.

F - Como e quando surgiu a ideia de trazer a TAB para Portugal? 

RMN - Ao longo da minha carreira enquanto empreendedora e gestora, tive a oportunidade de liderar, entre Lisboa e São Paulo, no Brasil, vários projetos empresariais em distintos setores como o turismo, viagens e eventos, passando pelo imobiliário, franchising e consultoria. Quando conheci a TAB, de imediato considerei que a sua metodologia era muito interessante, diferenciadora e eficaz. Não existia conceito igual nem semelhante em Portugal e fez-me todo o sentido trazer a marca o nosso país. Algo que se veio a concretizar, de modo efetivo, em 2022, com o arrancar da operação em Portugal.

Foi um surpreendente, intenso e desafiante processo de seleção para o qual, tenho de confessar, não tinha noção. Até então, em qualquer outro modelo de franchising com que tinha trabalhado, o importante era ter capacidade financeira. Para a TAB isso era o menos relevante. Tive de passar pelas várias etapas e provas de competência e, em 2021, fui então escolhida para liderar o mercado português. Hoje, não tenho a mais pequena dúvida que este método é a base do sucesso da marca. Nenhuma rede de franchising consegue ter um desenvolvimento sustentável sem bases muito sólidas e na TAB, já são 34 anos de história com muitos capítulos - e sobretudo empresários - felizes em contribuírem para o sucesso, o seu, o dos seus pares e o de todos.

F - A TAB está a expandir a sua marca em franchising. Qual é o perfil de franchisado que procuram?

RMN - Procuramos pessoas com pensamento, ação e compreensão empreendedora e que tenham experiência comprovada e consolidada em gestão. Em paralelo que tenham bem desenvolvidos soft skills como capacidade de inspirar pessoas, de comunicar e de gerar empatia. Homens e mulheres que tenham genuíno prazer em lidar com pessoas e forte paixão em ajudar os outros a terem sucesso.

F - Quais são os principais apoios concedidos aos franchisados?

RMN - Desde a formação inicial, passando pelo suporte ao arranque do negócio – inclusive com campanha de mass marketing local – os nossos franchisados contam ainda com o apoio direto da sua master, no caso o meu apoio direto, semanalmente durante o arranque do negócio, acesso a um peer board de franchisados nacionais e internacionais, se assim o pretenderem, e muitas, mesmo muitas oportunidades de formação contínua, além de, obviamente, todo o suporte administrativo e operacional ao negócio.

F - Qual o valor de investimento inicial da marca, direito de entrada, royalties e taxa de publicidade? 

RMN - Mais do que o valor do investimento, cujas condições são apresentadas de modo personalizado, os nossos franchisados, os TAB Business Owners, há algo intangível mas de extrema importância que eles podem usufruir: flexibilidade e independência notáveis. Ao fazerem parte de uma rede mundial de empresários de alta performance, têm ainda acesso a metodologias e a formações que não encontram em nenhuma outra organização e que vão além do que é o coaching e que superam aquilo que é uma mera consultoria financeira. Além disso, têm o total controlo da sua agenda, um rendimento recorrente e garantido, sem esquecer a  possibilidade de poderem ajudar outros a alcançar os seus objetivos.

F - Quais as áreas geográficas prioritárias para expansão em Portugal?

RMN - Neste momento, consideramos como prioritárias para a expansão da TAB em Portugal a Área Metropolitana no Porto, a região do Vale do Sousa e Tâmega e o distrito de Viseu.

 

Quer saber mais informações sobre o modelo de expansão desta marca? Consulte a página da TAB Portugal!

 

 

 

Os nossos serviços

O que pode fazer por si e pela sua empresa